Calvin Cordozar Broadus, é um daqueles artistas que são uma verdadeira metamorfose, ele faz parte do ínfimo número de pessoas que conseguem fazer um sucesso absurdo de inúmeras maneiras (vide David Bowie). Ele é mundialmente conhecido como Snoop Dogg, e é provavelmente o rapper mais famoso de todos os tempos. Grande parte disso veio por ele ter aparecido no "BOOM" do rap nos anos 90, se juntando a nomes como Tupac, Dr. Dre e Ice Cube, mas sua fama também está diretamente condicionada a sua índole, que mudou muito com o passar dos anos, mas naquela época de começo de carreira, era algo parecido com os MCs da ostentação na atualidade, com aquela aparência de "gangsta", porte de armas e jeito de "cafetão", que era algo diretamente relacionado ao cotidiano dele, em Long Beach.Que o Snoop Dogg amava maconha não era segredo pra ninguém, desde o início da sua carreira, mas quando ele resolveu que embarcaria numa jornada espiritual/musical pela Jamaica onde ele gravaria um novo álbum, dessa vez, com a índole voltada para o amor e a paz de espírito, todos ficaram surpresos. Não é novidade nenhuma que isso tudo foi regado à muita erva e as raízes da cultura Rastafári. Snoop visitaria todos os "santuários", passando por lugares onde passou Bob Marley, conhecendo lendas do reggae e os religiosos Rastafári, que como é mostrado no documentário, deram o nome Lion para ele.
O nome do álbum é Reincarnated e desde sua capa já mostra qual é a imagem que ele quer passar, qual é seu objetivo. Esse nome veio, de acordo com Calvin, porque ele passou por um tipo de "renascença", saindo (por hora) daquela vida de "gangsta", para abraçar o amor, o respeito, a vida em comunidade, a paz e etc. Em alguns veículos de notícia foi divulgado que ele teria dito que o nome, é porque ele é a Reencarnação de Bob Marley, Calvin de fato disse que sempre olhava para si como a reencarnação de Bob, mas que não foi esse o motivo pelo qual saiu nessa jornada, ele saiu para chegar na paz espiritual.
Não sou nenhum entendedor de rap e provavelmente nunca serei, mas posso dizer com toda certeza que com esse álbum ele atingiu uma musicalidade nunca antes vista. Ele fez parceria com nomes renomados do Reggae (que até então eu não conhecia, mas tudo bem), do produtor ao baterista, só pessoas talentosas, a maioria das composições são da autoria de Angela Hunte, uma artista local que, inclusive, canta algumas músicas. A maioria das faixas conta também com outros artistas famosos como Drake, Miley Cyrus, Rita Ora e Akon, o que aumentou bastante a popularidade do álbum, e foi uma decisão muito bem acertada.
Todas as músicas são muito boas, muito bem produzidas. Particularmente, viciei no álbum e ouvia do começo ao fim todos os dias e recomendo que todos ouçam, destacando a música "No Guns are Allowed" que passa uma mensagem muito bonita de paz, mostrando que a antiga cultura do Snoop, não queria pregar tanto a violência, como pregava. Outra que pode ser destacada é "Ashtrays and heartbreaks" que foi composta quando um dos membros mais próximo de Snoop na "jornada" recebe a notícia da morte de um parente, a tristeza toma conta e todos começam a fumar ali mesmo. Angela escreve a letra, sobre tristeza e como temos que nos reerguer, os vocais são muito bem divididos com a Miley Cyrus.
Em 2013 Calvin anunciou mais um pseudônimo, o Snoopzilla, para a gravação de um álbum de funk, que foi lançado no fim do ano passado, mas eu ainda não tive a oportunidade de ouvir, mas assim que ouvir, trago uma análise dele. Provavelmente mais uma metamorfose de sucesso, mas não tanto quanto Lion, que atingiu o espírito de Calvin. Reincarnated é um álbum obrigatório para qualquer fã de música.






0 comentários:
Postar um comentário