Literatura Comercial: a literatura vendida e jogada no lixo
A Literatura Comercial é sempre um assunto bem polêmico que gera calorosas discussões e debates. Alguns são apaixonados pelos best-sellers que aparecem por aí e outros são críticos ferrenhos dessa forma de escrita que segundo eles, é de baixo valor ou pouco construtiva. Mas, o que é realmente literatura? Por que uma forma de literatura que conquista os consumidores é então chamada de menos valorosa? E se ela atrai paixões e gostos tão ferrenhos por qual motivo há de querer desvalorizá-la? Seriam estes livros, produções oportunistas que buscam apropriar da cultura e vender bastante com um conteúdo de má qualidade?
A minha opinião é de que sim, de fato, estes livros comerciais são produções com um conteúdo aquém do razoável e que sim, são oportunistas querendo ganhar grana com uma porcaria de entretenimento que não produz grandes reflexões. Mas você irá dizer: e se o leitor estiver apenas com vontade de ler pelo simples prazer da leitura e não estiver afim de fazer grandes reflexões? Ora, mas que tipo de literatura é essa que não busca mediar uma reflexão entre o autor e a realidade? Imagino que a literatura é uma ferramenta para o pensar, para analisar, compreender o mundo, a linguagem, as formas de ver de acordo com a visão do outro.
Alguns comparam a Literatura Comercial com as obras "aventurescas" e contos de Grimm ou tal qual as obras de Julio Verne e até mesmo com Sheakspeare. Sim, já tive o desprazer de em uma mesa redonda de conversa, ouvir alguém dizer que esses livros que vendem aos montes por ai possuem como inspiração, a literatura de Sheakspeare. Estamos então observando alguém dizer que a Saga Crepúsculo é uma produção Literária de valor igual ou semelhante aos grandes clássicos como Romeu e Julieta, Hamlet e tantos outros. A concepção que tenho é que isso é no mínimo uma afronta ao trabalho destes grandes autores.
Devemos, entretanto, entender que a produção literária desses novos autores, por mais que seja degradante ao que pode-se chamar de grande produção literária, aquela que faz pensar, compreender o universo do outro, iniciar-nos no caminho relevante do senso crítico, possui a função de iniciar pessoas no mundo da Literatura. Porém, acredito que a partir do momento que o indivíduo não consegue aprofundar-se em outras leituras mais profundas e complexas, essa literatura rodeada de superficialidade e histórias vãs não faz sentido algum. É tal qual assistir Novela. É uma forma simplista de leitura.
Recordo-me de que ao terminar de ler o maravilhoso Clássico de Erasmo de Rotterdam que não conseguia me contentar com tamanhas e relevantes contestações que este autor fizera nesta obra. É impressionante o fato de que atualmente até a literatura esteja envolta neste mar de superficialidade e amor à frivolidade que é a sociedade moderna. E para isso, faço o clamor a todos os apaixonados pela leitura: analisem mais o que hão de ler, pois a literatura tem muito mais a oferecer do que uma simples leitura. A Literatura quando mais crítica e reflexiva, leva-te a outras realidades, não apenas fantásticas, mas a grandes reflexões e é justamente no prazer da reflexão e na abertura dos olhos para o mundo que se encontra a grande arte da Literatura, seja ela poesia ou prosa.
Fã de um bom rock and roll e uma boa leitura, do Heavy Metal do Inferno ao bom som dos anos 70. Quero abrir a cabeça do planeta. See you in heeeell my friends.








0 comentários:
Postar um comentário