O nome B-side vem lá da época do vinil, quando os artistas preparavam o disco, eles tinham dois lados para se utilizar, e virou comum na época colocar a(s) música(s) mais "promissoras" de um lado, chamado lado principal, ou a-side, e deixando o "resto" no outro lado, o lado b. Conforme o tempo foi passando, veio o lançamento do CD e tudo mais, mas a cultura continuou e até hoje, no lançamentos de singles de alguns artistas, temos uma (as vezes duas) músicas principais e um ou mais b-sides. Porém, a escolha de quem é b-side e quem é a-side, é feita de acordo com o gosto das pessoas que produzem, e da experiência deles com o mercado musical, por isso, frequentemente acontece de um b-side ficar muito melhor que seu principal, ou simplesmente no mesmo nível.

Vim falar desses b-sides que são tão bons que você fica ouvindo o dia inteiro, e na hora de comprar o álbum se surpreende por eles não estarem lá, e algumas músicas "ruins" ou "piores" estarem. Ocupando o lugar dessas divinas músicas. Lembrando que as escolhas são minhas, e é impossível conhecer todas as músicas do mundo.
Idler's Dream - Oasis
Obviamente vou começar com o rei do b-side, Noel Gallagher, se eu não soubesse que sou "fanboy" faria esse artigo todinho só com músicas dele, infelizmente eu sei. Essa música foi lançada como b-side do single "Hindu Times" e é uma música bem diferente do estilo do Noel, até então com uma letra maravilhosa, todo cara tem uma "Idle dream".
Tiger Blood - The Vaccines
Tão boa que saiu como single conjunto com uma das melhores músicas da banda "Wetsuit", mas não entrou no álbum de estréia por motivos pessoais, só pode. Um dos meus clipes favoritos, vejam.
Strange Creatures - Jake Bugg
Não é bem um b-side, pois foi lançado num EP, onde todas as músicas tem mais ou menos a mesma importância. Mas, enfim, uma baita música que poderia ter saído no Shangri-la, me lembrou um pouco a pegada country do Bon Jovi.
Kids - Two Door Cinema Club
Uma das minhas músicas favoritas da banda, no meu julgamento não tem nada de muito especial, mas é muito bem feita, a letra é "legal" e bem chiclete. Não entendo de instrumentos, mas é o meu baixo favorito numa música. B-side de "I Can Talk" que entrou na versão japonesa do álbum de estréia da banda.
I'd Pick You Every Time - Noel Gallagher's High Flying Birds
Comecei com o rei, termino com o rei, essa música do projeto solo de Noel, veio como b-side de "If I Had a Gun" uma das músicas mais famosas dele. É uma das poucas música num estilo quase folk, que ele compôs, fugindo um pouco da suas músicas "habituais", uma das minhas favoritas.
É isso galera, se tem algum b-side que gostam, comentem, sempre estou disposto a conhecer esse lado "escondido" das bandas.






0 comentários:
Postar um comentário