728x90 AdSpace

Últimos posts

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Quem se importa?

SUSTENTABILIDADE

Vocês, provavelmente, já ouviram falar dessa palavrinha, mas o que é sustentabilidade? O significa ser sustentável? Isso, vocês sabem? 

Sustentabilidade é, sendo um tanto quanto ríspido, o ser humano exercendo sua humanidade, sua habilidade de viver em grupo, valorizando não somente os que o cercam, mas também o local onde vivem. Em outros tempos ser sustentável, era, assim como com os carros, questão de luxo, mas hoje em dia, trata-se de necessidade

"Hoje o planeta terra é um carro em alta velocidade rumo ao abismo, nós não vivemos num mundo sustentável, nós precisamos mudar, desacelerar e mudar completamente a direção."

Eu poderia esclarecer o que é sustentabilidade, poderia esclarecer nos mínimos detalhes, dar exemplos, tentar convencê-los de que devemos tomar atitudes, não como homem, mulher, gay, negro, gordo, idoso, jovem, criança ou sei lá mais o que há no mundo, mas como um ser humano. 

A ideia aqui, NÃO É APENAS DE CONSCIENTIZAÇÃO!
Não venho aqui com a intenção somente de conscientizar, pois compartilho do pensamento/filosofia do Carpe Diem, que diz que devemos viver cada dia sem pensar no próximo [dia], mas tenho comigo (e há certo tempo postei no Facebook) o seguinte pensamento:

"Carpe Diem, lei com ciência de viver.
Conscientiza tua cria de que não se deve criar consciência, deve-se criar bom senso, pois a melhor forma de viver em harmonia com uma sociedade sem-juízo, é ter o bom senso de saber a hora de fingir não ter. Consciência é apenas consequência das consequências de viver." Hugo.

A ideia é de que cada um que nos leia, veja o documentário a seguir por inteiro e tenha o bom senso de pôr em prática atitudes e ideias que tornem o mundo um lugar melhor. É exatamente por isso que não esclarecerei o que é sustentabilidade nem tampouco irei dizer o que devem ou não fazer, faço apenas o convite, o documentário possui 92 minutos, mas o que estou compartilhando com vocês é a versão curta, que tem apenas 46 minutos. Como eu coloquei na sinopse do vídeo no Youtube: "Nós não temos muito tempo hoje em dia, mas tire apenas 46 minutos para assisti esse vídeo, você não vai se arrepender, trata-se de um documentário sobre uma ideologia que pode mudar o mundo. Não seja mais um babaca a dizer: "46 minutos? Eu? Perder tempo assistindo isso?". 

Creio que o primeiro passo para quem se preocupa mesmo com o mundo que deixará para os filhos, netos, com o mundo que viverão, espero que todos, por muito tempo, é ao menos, ver outra visão, ver algo motivador que tentará despertar em vocês o melhor que vocês podem ser.

"Não sei se filmes podem mudar o mundo, mas as pessoas que os assistem, podem." 

O documentário tem a narração de Rodrigo Santoro e foi escrito e dirigido por Mara Mourão. Eu decidi trazer este documentário à vocês, amigos que nos leem, pois é a realidade que estamos vivenciando. A ganância do homem, como em todos os casos, está o condenando à morte, mas não estamos falando da ganância de um único homem, isso se trata de vários e vários homens e mulheres que por tamanha ganância em poder, em produção de larga escala, em ter mercado consumidor, em poder comprar uma mansão, poder comprar um carro de luxo, ter o título de mais rico (não é que querer ter bens e crescer financeiramente seja ruim, muito pelo contrário, é o que todos querem, não é?!), o que está acontecendo é que a ganância dos homens, será, em pouco tempo, o fim do próprio homem, cabe a ele buscar sua humanidade e perceber que não é um ser isolado, que está conectado com todos à sua volta. 

Não confundam ambição com ganância. Os homens ambiciosos são sábios, reconhecem a hora de mudar de estratégia para vencer em seus próprios jogos. Já os gananciosos, esses, bom, eles perdem a noção da dimensão que suas atitudes têm sobre os demais. 

Para os que tiverem interesse, deixarei aqui links que facilitaram o entendimento sobre sustentabilidade, do documentário na íntegra, de outro documentário (este a respeito de inovações na área da educação), dos sites e das páginas dos documentários no Facebook. Mas, se não for pedir muito, ao menos tenham a decência de ver a versão curta que aqui está. 

"Quem se importa?", Mara Mourão.
"Um filme para quem acredita que pode mudar o mundo. Espalhe essa ideia, mude o seu mundo."


"Não pergunte do que o mundo precisa, pergunte o que te faz sentir vivo, porque o mundo precisa de pessoas que se sintam vivas. Então, eu acho que se você encontrar mesmo a sua real motivação na vida, ninguém vai impedir você e não peça permissão para ninguém, apenas vá e faça. Depois as pessoas vão começar a se juntar a você e mais cedo ou mais tarde você vai olhar pra trás e ver que criou algo que pode realmente mudar o mundo."

"Quando sinto que já sei" - Trailer

"Será que é possível a gente criar essa escola, uma escola que seja alegre, prazerosa ou a escola tem que ser o serviço militar obrigatório aos sete anos?"



Links:
  • Disqus
  • Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Top