728x90 AdSpace

Últimos posts

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Clipes animados e o mundo paralelo dentro das músicas


As superproduções dos videoclipes começaram em 1983 com o famoso “Thriller” de Michael Jackson. A partir daí, o cenário da música abriu espaço para a exposição de sentimentos e sensações que ilustram as faixas, que não seriam possíveis sem os clipes. Um dos estilos destas produções são as animações, que mostram o mundo imaginário e ilusório que pode existir em uma música. Confira abaixo, a lista de alguns videoclipes que têm essa pegada: 

Dire Straits – Money for Nothing
Um dos primeiros clipes editados com animação por computador e o primeiro a ser exibido pela MTV Europe. O desejo do diretor do clipe, Steve Barron, era explorar a animação gráfica em 3D dos anos 1985. Apesar dos produtores de Dire Straits não gostarem de animações, foram influenciados pela sua gravadora na época a fazer o clipe.


Oasis - The Masterplan
Foi dirigido por Ben e Crag e inspirado no trabalho do pintor britânico L.S. Lowry. É impressão minha ou aos 00:49 existe uma referência aos Beatles?


Gorillaz – Feel Good Inc.
A animação é uma mistura de computação gráfica e 2D. O clipe foi dirigido por Jamie Hewlett. Os videoclipes da banda são praticamente todos animados e trazem histórias complexas.


Coldplay – Strawberry Swing
Muito bem bolado, o clipe foi produzido pelo grupo Shynola, que já produziu vídeos para bandas como Blur, Beck, The Rapture e Queens of the Stone Age. Os desenhos foram feitos à mão, com giz, e o trabalho durou cerca de três meses. Espetacular!


Of Monsters and Men – Dirty Paws
Há pouco tempo, a banda que está se preparando para o lançamento do próximo disco, disponibilizou os clipes das músicas de seu último álbum “My Head Is an Animal”. Todas as faixas ganharam uma versão animada e com a sua letra.


Linkin Park – Breaking the Habit
A animação foi feita por Kazuto Nakazawa. É um clipe dramático que mostra o suicídio de um homem, e que fica mais complexo ao seu decorrer.


Cage the Elephant – Aberdeen
O produtor do clipe Isaac Rentz utilizou uma das técnicas mais famosas na época (2011), o stop motion. Mas o diferencial foi a produção dos personagens através de massinha de modelar, onde cada posição do objeto é fotografada quadro à quadro e depois editada.


The Killers – Bones
Dirigido por ninguém mais, ninguém menos que Tim Burton, o clipe nos remete a filmes como Lolita, A um passo da eternidade e O monstro da lagoa negra. O vídeo conta uma história de amor em Las Vegas e traz um casal de namorados que se transforma em cadáver.


Pearl Jam - Do The Evolution
O clipe foi dirigido por Todd Mc Farlane, que produziu “Spawn”, um dos quadrinhos mais vendidos dos anos 90 e Kevin Altieri, responsável por “Batman: A Série Animada”. Não é à toa que o vídeo ficou de primeira.


Pink Floyd – Welcome To The Machine
A música explora a visão da banda em relação à indústria da música (que seria uma máquina de fazer dinheiro) e à sociedade industrializada. O clipe foi dirigido por Gerald Scarfe.


Peter Bjorn and John - Young Folks
Este clipe, feito a partir de ilustrações, não poderia estar fora desta lista. A banda Peter Bjorn and John ficou realmente mais conhecida depois de lançar esta música no ano de 2006. Os assobios dão um toque todo especial à música, que teve a participação de Victoria Bergsman do grupo The Concretes. 

  • Disqus
  • Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Top